ir para o conteúdo principal
Logomarca Muda Eu Sou DigitalLogomarca Muda Eu Sou Digital
   MENU

Content shape

< Voltar 02.ago.2021

A Escola de Turismo de Lamego é o 1º Centro EUSOUDIGITAL

Está inaugurado o primeiro Centro EUSOUDIGITAL: é em Lamego, na Escola de Turismo, e nasce da parceria entre o Turismo de Portugal, o Programa EUSOUDIGITAL e a Estrutura de Missão Portugal Digital.
text-content-image

Com o objetivo de promover a capacitação digital dos portugueses e em particular do setor turístico, foi hoje formalizada a parceria entre o Turismo de Portugal, o Programa EUSOUDIGITAL e a Estrutura de Missão Portugal Digital, para abrir 13 Centros EUSOUDIGITAL, 12 dos quais nas suas escolas e um na sede em Lisboa, numa cerimónia em Lamego, com as presenças da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques e do representante do Secretário de Estado para a Transição Digital, João Farinha.

Especialmente focados na capacitação digital do setor do turismo, mas disponíveis para acolher toda comunidade, estes Centros funcionarão com recurso a uma Bolsa de Mentores constituída por alunos das Escolas e colaboradores do Turismo de Portugal. 

Esta parceria prevê, ainda, a criação de novos Centros em Cafés históricos e Restaurantes das regiões onde estão localizados estes 13 espaços, promovendo a proximidade das comunidades locais.

Medida emblemática do Plano de Ação para a Transição Digital, o Programa EUSOUDIGITAL tem o objetivo de promover a literacia digital de um milhão de adultos em Portugal, até ao final de 2023, através do desenvolvimento de uma rede de mais de 30.000 voluntários apoiados em mais de 1.500 espaços a nível nacional.

Destina-se a todos os portugueses que nunca usaram a internet que pretendam adquirir competências digitais básicas, essenciais ao dia-dia, permitindo uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependam do acesso à internet, combater o isolamento através de ferramentas digitais de comunicação, assim como os aspetos essenciais da utilização da internet em segurança.

Qualquer adulto pode inscrever-se como Aluno e agendar a sua sessão de capacitação digital, onde irá aprender a pesquisar e navegar na internet, criar uma identidade digital, uma conta pessoal numa rede social ou usar o correio eletrónico, de forma simples e gratuita.

Municípios, Juntas de Freguesia, instituições de Ensino, associações, empresas e qualquer tipo de organizações privadas, também podem aderir ao Programa, disponibilizando os seus espaços para acolher um Centro EUSOUDIGITAL, numa rede de parceiros unidos com o mesmo propósito: levar a internet a mais de um milhão de adultos.